domingo, 12 de fevereiro de 2017

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e o Projeto ELES MARCARAM A DIFERENÇA

O grupo de História está a desenvolver no presente ano letivo o projeto ELES MARCARAM A DIFERENÇA. Pretende-se que os alunos identifiquem e desenvolvam trabalhos em diversos suportes sobre personalidades que, pela sua acção, tenham tomado atitudes relevantes de cidadania, desde a Antiguidade até aos nossos dias.
Foi nesse contexto que, no quadro da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, se trabalharam os Justos entre as Nações. O título de Justo entre as Nações foi criado em 1953 por Israel para honrar a memória de não judeus que salvaram judeus durante a II Guerra Mundial das perseguições nazis. Em Jerusalém existe um bosque (Bosque dos Justos) onde tem sido  plantada uma árvore por cada Justo reconhecido (em 2016 o bosque tinha 26.120 árvores).
A pedido do Grupo de História, a professora de Matemática do 9ºE e F orientou os seus alunos na criação de árvores em origami (consolidando aprendizagens sobre figuras geométricas e ângulos...). Com essas árvores foi possível reproduzir um pequeno Bosque dos Justos na nossa escola. Foram ainda realizados, em diferentes suportes, trabalhos sobre Justos de diversas nacionalidades por alunos de 9º e 12º anos.
Outras atividades, dirigidas por duas alunas do 12ºF, constaram da realização de uma palestra com uma familiar de vítimas do Holocausto, um pequeno ciclo de cinema e a aplicação de um inquérito (elaborado com o apoio do professor de Sociologia) a turmas dos diferentes anos de escolaridade. Foi ainda ficcionado um debate em sala de aula entre vítimas e revisionistas (role play). Está prevista uma formação para professores sobre o projeto T4 (programa de esterilização e assassinato de deficientes, idosos e outros que ameaçassem a "raça pura" ariana).





Sem comentários:

Enviar um comentário